SESI Dicas #06

Conheças 5 dicas de ergonomia em Home-office

21/05/202114:37- atualizado às 14:45 em 21/05/2021

 

 

Diante do cenário atual, em decorrência da pandemia do Covid 19, muitos trabalhadores passaram a ter suas rotinas de trabalho no formato de home office o que requer em muitos aspectos, flexibilidade para encaixar a jornada laboral dentro do ambiente doméstico.

Da mesma forma, a jornada escolar de muitos jovens e crianças também foi transferida para a casa e por isso também requer algumas adaptações para este período não seja desconfortável ou até mesmo prejudicial a saúde física.

É claro que o ideal seria a disponibilização de mesas e cadeiras adequadas, em conformidade com as NBR’s vigentes, e todos os acessórios ergonômicos para a manutenção e uma boa postura durante toda a jornada de trabalho, no entanto, nós sabemos que esta não é a realidade de todas as pessoas e entendemos também que sua saúde requer adequações imediatas, por isso, trouxemos 5 dicas para você incorporar hoje no seu posto de trabalho home office.

 

  1. Busque o melhor cenário dentro das opções existentes: Dentro das possibilidades que você tiver na sua casa procure a opção que mais se aproximar do ideal para um espaço de trabalho. Desta forma evite trabalhar sentado na cama ou no sofá. Estes móveis podem parecer mito confortáveis á primeira vista mas o uso por períodos mais prolongados pode gerar desconforto em várias partes do corpo.
  2. Escolha um assento com suporte torácico e se possível estofado. O suporte torácico evitar desconforto na coluna em decorrência da ausência de apoio, por isso, evite trabalhar por períodos prolongados em banquetas ou puffs por exemplo.
  3.  Verifique a mesa: Para verificar se altura da mesa está adequada para você sente bem próximo a ela e verifique se é possível movimentar livremente as pernas abaixo da mesma de forma que não haja compressão dos joelhos e nem desconforto dos ombros durante o apoio dos antebraços sobre ela. Caso isso não seja possível, busque opções para elevar a altura da mesma.
  4. Utilize livros: Os livros podem ser seu aliado tanto para ajustar a altura do seu monitor/celular permitindo que ele fique mais alinhado a você, quanto para ajustar a altura de apoio dos seus pés evitando que ele fique sem suporte durante o trabalho sentado.
  5. Flexibilize sua postura: a cada 50 minutos sentado, alterne para a postura em pé. Se não for possível fazer pausas, você pode trocar a altura do seu plano de trabalho, trabalhando por alguns minutos sobre um balcão, por exemplo.

 

Por Gabriela Nunes (CREFITO - 3: 199345-F), Ergonomista do SESI

 

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