SESI Dicas 05 - Ergonomia

Conheças 5 dicas de ergonomia pro seu dia-a-dia:

23/04/202112:18- atualizado às 16:12 em 21/05/2021

 

Quando nós falamos em ergonomia a maior parte das pessoas associa este assunto a atividade de trabalho pensando em um ambiente industrial, no entanto é possível direcionar contribuições desta área em diferentes setores da nossa vida, inclusive nas nossas atividades de vida diária.

É só a gente pensar que estas atividades requerem a interação de uma pessoa, com um ambiente a fim de atender determinado objetivo que fica fácil enxergar que isso é ergonomia também.

Quem nunca sentiu dor ou desconforto após a realização de tarefas simples do dia a dia de uma forma mais intensa ou contínua? Isto pode acontecer principalmente pela falta de planejamento ou organização relacionadas a esta tarefa exigindo assim do nosso corpo a permanência em posturas desconfortáveis ou pouco recomendadas.

Então hoje eu trago para você 5 dicas para incorporar a ergonomia no seu dia e dia e realizar suas atividades de forma mais segura para o seu corpo:

1-Organização de materiais e volumes

Em casa, organize as alturas de armazenamento dos objetos nos armários, sobretudo os mais pesados e/ou utilizados com frequência. Estes devem ser armazenados em altura próximo a do quadril, isso irá possibilitar que você acesse e transporte este volume com muito mais facilidade;

2-Transporte de cargas

Ofereça atenção também ao transporte de cargas no supermercado: prefira realizar o transporte dos produtos carrinhos de feira ou até mesmo em caixas que permitam melhor pega e mais facilidade para a movimentação. Caso você opte pelo uso de sacolas, busque distribuir as cargas de forma semelhante dos dois lados para evitar compensações com a coluna vertebral.

3- Bolsas e Mochilas

É importante observar o peso dos materiais transportados em bolsas e mochilas. O peso total deste volume não deve ultrapassar 10% do seu peso corporal, principalmente para as crianças que ainda possuem seu sistema musculoesquelético em desenvolvimento.

4-Uso de tablets e celulares

Neste momento em que grande parte das nossas atividades estão sendo feitas de forma online, é importante oferecer atenção também ao uso do celular. Evite permanecer com pescoço flexionado a frente para visualizar a tela por longos períodos. Sempre que possível utilize um suporte para ajustar a altura de visualização.

5- Assento de veículos

Por fim, realiza também regulagem do assento dos veículos, principalmente quando você for dirigir por períodos mais longos. Deixe o assento a uma distância confortável do volante de forma que seja possível dirigir sem rigidez nos ombros e braços e incline ligeiramente o assento a fim de evitar que sua coluna fique muito reta, tornando-se assim desconfortável.

Tenho certeza de que com estas simples dicas você vai conseguir desenvolver suas atividades de forma muito mais confortável.

 

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