SESI Dicas #07

JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

28/05/202116:24- atualizado às 16:24 em 28/05/2021

 

Hoje em dia as crianças estão desde cedo recebendo muitas informações em diferentes meios de comunicação, seja celular, TV ou computador. Dificilmente se concentram em uma só coisa, e a cada dia que passa ficam cada vez mais saturadas e volúveis. Quem não tem uma criança em casa que muda de humor com frequência, não consegue focar em atividades que antes considerávamos simples? São diversos sintomas que eles desenvolvem com o excesso de informação que as tecnologias vem trazendo. 
Logo, tenho uma solução para vocês. Jogos de tabuleiro.  Vocês sabiam que jogos de tabuleiro são excelentes ferramentas para o desenvolvimento das crianças?
Lembra da dama de tampinha? Xadrez de madeira? Gamão? Então, eles são excelentes para "tratarmos" os sintomas que as tecnologias vem causando em nossas crianças. 
São jogos que estimulam capacidades afetivas, cognitivas e sociais. 
 
1º afetivas pois passam a entender os significados de perder e vencer, respeitar a vez do oponente e o tempo de jogo de cada um.
2º cognitivas pois estimulam a capacidade de atenção, concentração e planejamento estratégico, raciocínio lógico para que possam prever futuras ações de seus oponentes e possivelmente vencer as partidas. 
3º sociais pois durante os jogos interagem com outros seres humanos, e não somente com tecnologia ou inteligência artificial. 
 
É muito fácil montar um jogo de dama por exemplo, precisam apenas de um quadrado de madeira, papelão, ou até mesmo desenhado no cimento de 8x8 (8 quadrados na horizontal x 8 quadrados na vertical), pintam alternados em pretos e brancos e pronto. O campo de jogo está feito. 
As peças podem ser feitas com tocos de cabo de vassoura, tampinhas de garrafa e etc. Sendo 12 peças para cada lado, pinte 12 peças de branco e 12 de pretas. 
Assim já poderá começar a praticar a dama e desenvolver essas competências. 
 
Vamos jogar?
 
Por, PAULO RODRIGUES (CREF 071873-G/SP).

Leia também