SESI Dicas #08

Exercícios Físicos e Ansiedade

18/06/202111:35- atualizado às 11:37 em 18/06/2021

 

Manter o corpo em movimento é muito importante para saúde mental como um todo, mas principalmente para quem possui ansiedade!

A ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns. Ela faz parte da vida do ser humano, todos nós somos ansiosos. Psicólogos alertam que, para sobrevivermos, é necessário sermos minimamente ansiosos, pois é a forma de nos protegermos contra algumas ações do dia a dia. Com a pandemia, esses sintomas podem ser evidenciados, por isso é importante aprender como lidar com seus efeitos.

 

O que é ansiedade e quais os sintomas?

A ansiedade é uma reação natural do corpo humano que consiste nos sentimentos de inquietação, agitação, preocupação ou estresse. É normal sentir-se ansioso ao realizar atividades normais do dia a dia, como uma entrevista de emprego, uma prova difícil, uma viagem, ir à um evento importante, etc.

A ansiedade não afeta apenas nossa mente, mas também nosso corpo e desempenho, e os sintomas comuns são: Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. A atividade física, uma dieta saudável, sono regular e exercícios de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade.

 

Exercício físico e ansiedade

O exercício é um tratamento anti-ansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina. Qualquer coisa que faça você se mover pode ajudar, mas você terá um benefício maior se realizar o exercício físico com foco.

 Veja abaixo algumas dicas para combater a ansiedade:

 

  • Qualquer atividade física realizada regularmente pode contribuir para a diminuição da ansiedade, podendo ser realizada em academias, ao ar livre, em casa, etc.

Fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou intensa é o mais recomendado para ajudar a combater a ansiedade. Caminhar, correr, pedalar, nadar, são exemplos de exercícios que podem ser realizados cerca de três vezes por semana, em média 30 minutos por dia, contribuindo para lidar com a ansiedade e viver a vida com mais leveza.

 

  • Realizar atividades que ajudem na autoeficácia, por exemplo, as artes marciais, pela questão de buscar sempre a superação. O importante é estabelecer metase objetivos, como percorrer uma distância maior a cada vez que for fazer a caminhada de 30 minutos.

 

  • Realizar práticas respiratórias e de relaxamento, pensar no presente, e não no futuro ou passado, promove a concentração, que, por sua vez, auxilia no controle dessa ansiedade do gatilho que a provoca. O importante é aceitar os seus limites e aproveitar o seu dia sem se preocupar com algo que ainda não aconteceu.

Por RODRIGO RIBEIRO CREF 051738-G/SP

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