O que está buscando?

Aluna da região é selecionada no Programa Passaporte para o Futuro

do SESI Pindamonhangaba para o mundo

25/09/202314:51- atualizado às 14:45 em 09/10/2023

 

O sonho de ingressar em uma universidade de prestígio é algo que todos os estudantes do ensino médio compartilham e que a aluna Larissa Helena Carneiro, da Escola SESI de Pindamonhangaba, irá realizar. Ela foi selecionada no programa Passaporte para o Futuro, iniciativa inédita no SESI-SP que escolheu 20 alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas SESI do estado para estudar em uma faculdade no exterior com tudo pago. 

Larissa concorreu com outros 1400 inscritos na primeira fase e com mais 792 alunos que passaram para a segunda fase. O programa tem como objetivo oportunizar aos estudantes o conhecimento e a imersão em diferentes culturas e sistemas educacionais, além de fomentar lideranças inspiradoras a fim de impactar os processos de produção da indústria nacional. Os selecionados poderão escolher qualquer instituição que estão na lista das 500 melhores Universidades de acordo com Times Higher Education World University Rankings 2023, para prestar a prova de admissão.

Segundo a Diretora da Escola SESI de Pindamonhangaba, Roberta Santana, a estudante terá o suporte de toda a estrutura da escola, inclusive o auxílio do professor de inglês. “Nós temos professoras que compartilharão suas experiências sobre intercâmbio com a Larissa para poder criar repertório, e ela também contará com o apoio da Fundação Estudar com mentorias para auxiliar na escolha da universidade”, complementa a diretora.  

Para a mãe da estudante, Gorete Carneiro, oportunidades como essa são únicas em suas vidas. “No primeiro dia de aula da Larissa no SESI, eu já soube que aqui dentro ela teria um futuro promissor, e eu estou muito orgulhosa de tudo o que ela já alcançou”, diz Gorete, que afirma que as oportunidades que a filha recebe no SESI, não teria em outro lugar.  

Larissa iniciou os seus estudos na instituição há 5 anos e conquistou um currículo acadêmico impressionante, que inclui medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ela ficou sabendo do projeto por meio da escola e se interessou, pois, uma das áreas do programa é a biotecnologia. “Pensei que deveria me inscrever por ter interesse na área, também por ter um currículo com várias atividades extracurriculares e por saber falar inglês, que é um dos requisitos”, afirma a estudante que acrescenta, “a escola e os professores têm me dado muito suporte emocional e técnico, então eu sinto que não estou sozinha no processo”. 

De acordo com Conceição Ribeiro, Diretora da Escola SESI Taubaté e ex-diretora de Pindamonhangaba, a conquista de Larissa é a concretização do lema da escola “SESI Pinda para o mundo”, que foi criado durante a sua gestão. “O slogan surgiu para que os estudantes entendessem a importância de eles irem para o mundo, saírem do anonimato e mostrarem suas competências e habilidades”, diz Conceição.

Fotos por: Isabela Rodrigues

 

Leia também