O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Luiz Dumont Villares | SESI Taubaté iniciou suas atividades em 1979, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono LUIZ DUMONT VILLARES

Nascido na cidade do Porto (Portugal), em 28 de dezembro de 1899, foi registrado como brasileiro no consulado. Era sobrinho de Alberto Santos Dumont, o inventor do avião.

Foi sócio da empresa Pirie, Villares & Cia, que importava peças e produzia componentes elétricos e mecânicos para elevadores. Avançou nos negócios ao fabricar motores, cabinas e portas de elevadores, até resolver produzir peças fundidas em aço. Com o crescimento vertiginoso, criou a fábrica de elevadores Atlas, e criou a Aços Villares.

Em 1963, tornou-se presidente da Cosipa (estatal do aço). Visionário, em 1960, construiu a Garagem Araújo, em São Paulo, com 25 andares para 322 automóveis e fabricou os primeiros trólebus (ônibus elétricos) nacionais.

É o patrono do CAT do SESI de Taubaté.