O que está buscando?

Gestores de 105 municípios do Estado de São Paulo se reuniram no 1º Encontro de Parceiros do Programa SESI Atleta do Futuro

O evento, que aconteceu na capital paulista nesta quarta-feira, marcou a comemoração de 30 anos do projeto

 Por: Amanda Demétrio, Sesi São Paulo
02/06/202211:36- atualizado às 12:52 em 02/06/2022

De aluno à atleta do alto rendimento, das quadras, campos e piscinas para um cargo de alta gestão, foram alguns exemplos contados na tarde desta quarta-feira (1/6), durante o 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do SESI Atleta do Futuro. Com a presença de gestores de 105 municípios do Estado, o Sesi-SP comemorou os 30 anos do programa que promove formação e cultura esportiva de maneira gratuita para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, desde 1991, chegando a marca de 150 mil alunos por ano.

Foto: Karim Kahn/Sesi-SP

Participaram de uma mesa redonda sobre o PAF quatro convidados: Julia Góes, 18 anos, atual campeã brasileira de natação nas provas de 50 e 100 metros costas e campeã Pan-Americana Junior; Carlos Viana, 22 anos, ex-aluno da rede Sesi-SP de Ensino, ex-aluno do Atleta do Futuro e 6º colocado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; Gabriel Dotto, 26 anos, ex-aluno do PAF, formado em Educação Física e treinador esportivo do Polo Aquático em Ribeiro Preto; e Ricardo Machado, 46 anos, também ex-aluno do PAF e atualmente Diretor nos Centros de Atividades do Sesi Rio Claro, Piracicaba e Limeira. O tema "Programa Atleta do Futuro e seus caminhos por meio do esporte” trouxe a importância da metodologia com foco social e diretamente ligado ao processo educacional, considerando o esporte um recurso pedagógico de extrema importância.

“O PAF abre portas, e foi a porta de entrada do esporte pra mim. Graças a esse programa eu cheguei onde estou hoje, cheguei em uma Paralímpiada e sou o atleta que sou. O Atleta do Futuro é um projeto muito bem administrado e estruturado, que eu tenho orgulho de fazer parte”, comentou Carlinhos Viana durante sua participação.

Perguntado sobre como se sentia vivendo praticamente toda sua vida e sendo formado dentro do Sesi-SP, o diretor de três Centros de Atividades do Sesi-SP no interior, Ricardo Machado, demonstrou toda sua gratidão e mostrou para os presentes o quanto o esporte pode transformar vidas e formar bons cidadãos em todas as áreas e não apenas atletas de alto rendimento.

“Eu sou um ser humano muito privilegiado. O programa que mais tocou minha alma em toda minha vida e que eu pude retribuir tudo que eu recebi, foi o Atleta do Futuro. A minha ligação com esse instrumento de formação é eterna. Se estamos aqui hoje contando essas histórias, foi porque lá atrás alguém olhou por nós, mesmo que ainda crianças, alguém acreditou no poder do esporte e da educação. Então esse é nosso papel, seguir fomentando esse trabalho e formando novos atletas, novos professores, gestores, a profissão que for”, explicou Ricardo Machado. 

Criado em 1991, o programa incentiva o esporte nos 53 Centros de Atividades do Sesi-SP em todo o estado. Com a transferência de tecnologia, as oportunidades são ampliadas e o desenvolvimento do programa acontece também em parcerias com a indústria, ONGs, associações, clubes, institutos, empresas privadas e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, somando mais de 200 municípios parceiros a cada ano.

“Esse evento foi muito bacana e importante, porque trouxe um pouco dos valores do esporte e o que o Sesi-SP e os municípios podem fazer pelas crianças que tanto precisam da prática do esporte. Hoje foi uma tarde emocionante, onde nós conversamos sobre carinho, amor, amizade, cooperação, e essa é a mensagem que o Sesi-SP quer passar para todos. Nós somos parceiros dos municípios, seja na educação, no esporte, na cultura”, falou Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP.

O Sesi-SP, em 2019, período pré-pandemia, fomentou por meio do Atleta do Futuro, a prática esportiva para mais de 150 mil crianças e jovens, em 33 modalidades. O programa esteve presente em mais de 200 municípios distribuídos por todo o estado de São Paulo e capacitou mais de 1.000 professores. Na retomada em 2022, os resultados já chegam em 70 mil alunos atendidos em 167 municípios, e cerca de 600 professores já foram capacitados.

“Hoje nós só temos a agradecer, aos prefeitos e secretários parceiros, cada um presente neste evento, pelo trabalho e a dedicação. Todos aqui têm um ato de doação, se doam, doam seu tempo, energia, tempo de família, para estarem conosco se dedicando a projetos como esse, que transformam a vida das pessoas. Juntos somos mais fortes e juntos vamos fazer sempre mais e melhor”, falou Rafael Cervone, presidente em exercício da Fiesp e presidente do Ciesp.

Foto: Karim Kahn/Sesi-SP

Durante o evento, os convidados prestigiaram ainda uma palestra com o ex-atleta olímpico da Vela, Lars Grael, e uma homenagem prestada pelo Sesi-SP a todos os gestores parceiros do Programa SESI Atleta do Futuro.