O projeto teve início em 1999 e leva a boa alimentação para a comunidade até hoje
29/09/202313:17- atualizado às 14:44 em 09/10/2023
Em um país onde, de acordo com o IBGE, o consumo de frutas e verduras é abaixo do recomendado, introduzir uma boa alimentação é um desafio diário. Pensando nisso, o SESI-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) criou há mais de duas décadas o Programa Alimente-se Bem.
O programa teve início quando nutricionistas do SESI-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria e seus familiares. Pensando em incentivar o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes, a equipe desenvolveu receitas, a fim de diminuir o desperdício e incentivar a dieta saudável e nutritiva.
Além de levar bons hábitos alimentares para dentro da indústria e das escolas, o SESI-SP ainda publicou livros com receitas saudáveis, possuí uma série de culinária no Canal Futura, um podcast, oferece cursos por meio de Unidades Móveis de Vida Saudável e possui um portal com notícias e receitas sobre a nutrição saudável, reaproveitamento de alimentos e seus benefícios.
Heloisa Simões é a nutricionista da Escola SESI de Taubaté e ela explica que o Programa Alimente-se Bem é aplicado nas escolas não só no cardápio dos refeitórios, mas também em atividades multidisciplinares com os alunos. “O cardápio da escola tem algumas preparações do Alimente-se Bem como o bolo de abobrinha, o bolo de maçã, que são receitas do programa que os alunos adoram, além das atividades que são propostas pelos professores que são realizadas na Unidade Móvel de Vida Saudável, onde eles têm a oportunidade de preparar as receitas”, complementa Heloisa.
A nutricionista ainda ressalta que os alunos recebem muito bem os alimentos do programa, chegando a reproduzir as receitas em casa. “Os alunos se encantam enquanto fazem as atividades por poderem fazer parte ativamente da preparação das receitas e isso faz com que muitos deles emprestem os livros de receitas do Alimente-se Bem da biblioteca da escola para poderem fazer as receitas com os pais”, salienta.
A nutricionista do Centro de Qualidade de Vida do SESI Taubaté, Alessandra Mello Gonçalves, destaca a importância do projeto para a comunidade e os benefícios da alimentação saudável. “As prefeituras e as indústrias entram em contato conosco, nós vamos com a Unidade Móvel de Vida Saudável até o local e damos o curso a toda comunidade que queira participar, tudo de forma gratuita”.
Todas as informações do programa também estão no Instagram e Facebook do SESI-SP, além do portal que pode ser acessado pelo link http://www.alimentesebem.sesisp.org.br/
O podcast pode ser acessado através do link https://alimentesebem.sesisp.org.br/audios e a série está disponível no YouTube https://youtu.be/z7NX3hicLFQ?feature=shared
Fotos por: Isabela Rodrigues