O que está buscando?

Projeto Meu Cão no SESI

conheça os pets de Taubaté

19/09/202316:45- atualizado às 17:02 em 19/09/2023

 

A presença de um animal de estimação melhora qualquer ambiente e não podia ser diferente no SESI Taubaté, onde a equipe e os estudantes contam com a presença de quatro cachorros na unidade. Os animais fazem parte do programa Meu Cão no SESI, que tem como objetivo a promoção da qualidade de vida, o direcionamento pedagógico e o estímulo ao espírito de solidariedade. 

Desde 2013, o programa adota cães abandonados que correm o risco de viverem nas ruas e sofrerem maus tratos. Atualmente já são 156 cães adotados que recebem cuidados de funcionários e alunos em 79 unidades do SESI-SP. 

O SESI-SP não recebe animais abandonados de maneira geral. Os pets adotados pelas unidades ganham nomes e estão sob o cuidado de um grupo de pessoas, funcionários dos Centros de Atividades, das escolas e de seus alunos, que zelam pela segurança e saúde desses animais de estimação e sua socialização. A unidade possui a documentação dos cães, assim como a carteira de vacinas. 

 

Conheça as mascotes:  

Os primeiros cães a chegarem foram a Pirata e a Mel, que foram resgatas do canteiro de obras da nova escola SESI em Pindamonhangaba em 2018. A dupla foi trazida a Taubaté, onde receberam cuidados veterinários e foram incorporados a equipe, recebendo crachás.  

Pirata foi resgatada prenha e com um ferimento na face, que ocasionou na perda de seu olho direito. Seus filhotes foram colocados para adoção e receberam um lar, onde vivem felizes e bem cuidados.  

Após a chegada da Pirata e Mel, mais uma cadela veio da unidade de Pindamonhangaba. A nova integrante recebeu o nome de Granola e vive com suas companheiras em Taubaté. O último a compor a equipe foi o Soluço, que foi encontrado na rua por um dos alunos do SESI. O cão estava com cinomose e desnutrição, mas teve todo seu tratamento custeado pelo SESI. 

Todos os cães fazem acompanhamento com veterinário, são vacinados, frequentam pet shop e são adestrados, recebendo um acompanhamento semanal de seu adestrador. Os “fiscães”, como foram apelidados, passam a maior parte do tempo livres caminhando pelos setores do CAT Sesi Taubaté. 

A fim de utilizar a interação com os cães como proposta pedagógica, Pirata e Mel vão duas vezes por semana na Escola para interagir com os alunos. Elas visitam as salas de aula, o pátio e podem brincar com os estudantes, que as têm como mascotes. Essa interação promove a melhora da autoestima, maior convívio social, senso de responsabilidade, empatia e inclusão. 

Fotos por: Isabela Rodrigues